HOLTER/MAPA

HOLTER

O que é:

É um exame utilizado na avaliação de arritmias, pelo qual é possível fazer o ajuste de algumas medicações e correlacionar o resultado do exame com possíveis sintomas do paciente.

Como é feito:

Neste exame o paciente normalmente comparece pela manhã na clínica, quando será colocado 3 eletrodos que estarão conectados a um aparelho que fica preso na cintura do paciente.

O paciente permanece durante 24h com o aparelho, retornando à clínica no dia seguinte, onde o equipamento será retirado e, posteriormente, será feita a leitura da gravação eletrocardiográfica.

Orientações:

- É importante que no dia em que o paciente esteja realizando o exame ele realize suas atividades do dia-a-dia normalmente.

Cuidados:

- Devido ao preparo da pele para colocação dos eletrodos, evitar tomar sol por pelo menos 3 dias após o exame, para que não ocorra queimaduras, pois a pele estará mais sensível.

- A região não deve ser molhada para evitar comprometimento do resultado do exame e causar possíveis danos ao aparelho.

Observação:

- Em alguns homens pode ser necessário raspar parte dos pelos da região do tórax para colocação dos eletrodos para a realização do exame.

MAPA - Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial

O que é:

O MAPA consiste num aparelho que irá monitorizar a pressão arterial do paciente fora do consultório. É utilizado na avaliação da pressão ao longo do dia, sendo importante para diagnóstico de pressão alta e para ajuste das medicações para pressão.

Como é feito:

O paciente chega à clínica, normalmente pela manhã, quando é instalado um manguito de pressão arterial em um dos braços, junto com um aparelho que ficará preso na cintura.

Serão realizadas diversas medições ao longo do dia. O aparelho está programado para medir a pressão a cada 15 minutos durante o dia e a cada 30 minutos durante o sono.

O paciente deve retornar no dia seguinte para que o aparelho possa ser retirado e realizada a leitura do comportamento da pressão durante as 24h do dia.

Orientação:

- Sempre que começar a medir a pressão é importante deixar o braço relaxado e estendido para evitar erros na medição.

Cuidados:

Observação:

- O exame pode ser um pouco desconfortável para algumas pessoas, devido às medidas sucessivas da pressão, porém vale lembrar que a pressão alta é a principal causa de infartos e derrames.